VISÃO GERAL

Não são todas as empresas que estão preparadas para crescer aceleradamente. O nosso primeiro trabalho como consultores é avaliar se o momento na jornada de desenvolvimento da empresa se encaixa na disciplina de growth.

Via de regra, novas empresas passam por cinco fases de desenvolvimento:

  1. Descobrimento: a fase de pesquisa, anterior à criação da empresa
  2. Validação: quando se valida o primeiro protótipo - o chamado MVP
  3. Eficiência: é o momento de preparação para crescimento exponencial
  4. Escala: quando a empresa está finalmente pronta para crescer
  5. Consolidação: o momento de dominação de mercado (que poucas empresas conseguem chegar)

A nossa consultoria parte da fase três em diante. Se a sua empresa já teve um bom crescimento inicial, e agora quer dar um passo além e ganhar escala, nós podemos ajudá-lo.

RAMON BEZ

Founder @ GrowthHack.com.br

Author @ Ecommerce Genome

Growth @ TourRadar

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SOBRE O CONSULTOR

Ramon é growth hacker e fundador do Growth Hack, uma empresa focada na produção de conteúdos, cursos e consultorias de growth no Brasil, Europa e EUA.

Fundada em 2014, a Growth Hack foi pioneira no Brasil na disseminação de conteúdos, cursos, treinamentos e consultoria na disciplina de growth hacking. Já ajudamos mais de cinco mil alunos e dezenas de empresas a aprender como growth hacking funciona na prática, partindo de quem tem real experiência no mercado. Tanto no Brasil como na Europa e no Vale do Silício.

Além da Growth Hack, Ramon é autor do livro Ecommerce Genome, escrito em parceria com o Compass.

ESTUDOS DE CASO

Algumas empresas com quem já trabalhamos:


TOURRADAR

Um marketplace de pacotes de turismo com base em Viena, Áustria, o TourRadar tem como público-alvo viajantes e operadoras de turismo dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Após um ótimo crescimento inicial, a empresa precisava dar um passo além e ganhar escala, passando pela fase de Eficiência.

Nós desenvolvemos um plano de crescimento que envolveu:

  1. SEO: Alocamos grande parte do departamento de engenharia da empresa à tarefa de otimização do site para ganhar posições no Google e Bing.
  2. CRO: Criamos um Growth Squad, com representantes de vários departamentos da empresa, responsável por priorizar e gerenciar testes A/B de otimização de conversões.
  3. Pessoal: Para suportar a crescente demanda, a empresa duplicou o departamento de atendimento ao cliente e triplicou o seu departamento de desenvolvimento de negócios, responsável por embarcar mais opções de pacotes de turismo na plataforma.

Resultados: O TourRadar obteve um crescimento de mais de 100% em tráfego SEO em menos de um ano. Nesse mesmo ano a taxa de conversão aumentou 120%. Nos três anos seguintes, a empresa cresceu mais de 10 vezes em vendas e faturamento.

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99 EMPRESAS

Após o aporte do fundo chinês DiDi Chuxing, a 99 se preparou para avançar em mais uma linha de frente contra o Uber: o mercado B2B. Em uma fase inicial de crescimento, mas com recursos de grande empresa, nós trabalhamos nos seguintes aspectos de crescimento:

  1. Analytics: Instalamos ferramentas e processos de captação, visualização e tomada de decisões com base em dados, integrando Analytics, CRM e todos os stakeholders.
  2. Agência: Integramos o trabalho da agência de marketing digital com a equipe principal, envolvendo a agência para que seus colaboradores se tornassem verdadeiros colaboradores em uma startup.
  3. Método: Implementamos o método de growth, com realização de experimentos, análise, captura de dados e compartilhamento de ensinamentos com toda a equipe.
  4. Processo: Instalamos um processo sistematizado de inovação de marketing em alta velocidade, baseados em dados, no método de growth e na integração da agência no processo da empresa.

Resultados: A 99 Empresas diminuiu em mais de 10 vezes o custo de aquisição por clientes, e continua dobrando os números de aquisição de leads mês a mês.

MÉTODO DE TRABALHO




FASE 1

Diagnóstico inicial

Padrão em qualquer tipo de consultoria, essa é a fase onde analisamos a fase de desenvolvimento do cliente, as ferramentas utilizadas, os dados, o modelo de trabalho e a equipe.


FASE 2

Criação de um plano de ação

Com base no diagnóstico, desenvolvemos um plano de ação em Agile. Nele, avaliamos as necessidades técnicas, táticas e de métodos para colocar o modelo de crescimento em ação. Essa fase começa com uma Kick-off entre a nossa equipe, as lideranças da empresa e a equipe de growth (que pode ser interina/squad ou permanente).


FASE 3

Implementação dos pré-requisitos técnicos

Em quase todos os casos, existem requisitos técnicos a serem implementados, como ferramentas de testes, tagueamento e análise de dados. Se necessário, temos uma equipe técnica com experiência nisso para executar essa parte.


FASE 4

Instalação do método de growth

Começamos o método de growth em si ao formar uma equipe ou squad, preparando análise de dados, sprints, sprint planning, retrospectivas, brainstormings e alinhamento entre os diferentes departamentos da empresa.


FASE 5

Acompanhamento e otimização do processo

Vamos acompanhando e otimizando o processo para que o método de growth atinja o seu objetivo final, que é o de realizar o maior número de bons experimentos por semana possível e melhorar o desempenho da empresa.


FASE 6

Liberação, quando a empresa ganha autonomia para se desenvolver sozinha

A fase de maturação de growth acontece quando UX passa a fazer parte do processo, incorporando diversos pontos de contato com o cliente dentro do método de growth. A partir desse ponto a empresa pode caminhar sozinha, sem mais a necessidade da nossa participação.

Entre em contato

Preencha o formulário ou simplesmente envie um email para ramon [arroba] growthhack.com.br